Instagram começou os testes para ocultar o número de curtidas no Brasil
Postado em 17 de julho de 2019
Mudanças nas redes sociais: contagem de curtidas em oculto devem rearranjar interação e produção de conteúdo
Diretora de mídia da iProspect comenta as principais alterações e o impacto para as estratégias digitais das marcas e a atuação de influencers
O Facebook anunciou um pacote de alterações de grande impacto em suas plataformas, cujo foco é oferecer uma melhor experiência ao usuário. Porém, essas novidades atingem em cheio também as estratégias digitais das marcas, especialmente as mais ligadas ao consumo de massa. As principais mudanças são a integração dos apps de mensagem (Whatsapp, Messenger e Direct), a possibilidade de compra direta em perfis de influenciadores no Instagram (associada a outras melhorias no marketplace da plataforma) e a ocultação das informações de curtidas e visualizações nos posts – talvez a mudança mais radical de todo o pacote. É o que aponta Thaís Cintra, diretora de mídia da iProspect, agência de marketing digital full performance presente em 55 países e parceiro estratégico do Facebook.
“Ao eliminar etapas na jornada de conversão, o link direto de compra facilita e agiliza o processo, tornando o endosso dos influenciadores ainda mais efetivo. Desta forma, os influenciadores se consolidam como mais um canal a ser trabalhado na mídia de performance pelas agências. Cabe ao tempo dizer o quanto os usuários adotarão esse modelo de vendas para podermos dimensionar de maneira real seu potencial”, ressalta Thaís. A outra grande mudança se refere as métricas de popularidade que fomentam Instagram e Facebook, os likes e as visualizações de posts e vídeos, que serão ocultadas. Essa medida dificultará o trabalho das agências na definição dos parceiros das campanhas, uma vez que elas refletem a popularidade, potencial de escala e engajamento de cada um dos influenciadores, que hoje estão disponíveis para qualquer um que entrar na rede social. Essa informação estará disponível agora apenas para proprietário do perfil, fazendo com que as agências tenham que recorrer a eles para obter essas informações e, provavelmente, a agências terceiras que os representam, para a tomada de decisão do influenciador ideal para suas campanhas. “Os reflexos dessas mudanças devem ser sentidos também pelos próprios influenciadores. Muitas vezes um vídeo é consumido em função do seu grande número de visualizações despertar o interesse e a curiosidade dos demais internautas, alavancando ainda mais esse conteúdo. A ocultação dessas métricas poderá impactar de maneira negativa o engajamento, mas, por outro lado, possibilita uma maneira mais agnóstica de avaliar a questão da relevância real dos conteúdos publicados. Esse novo modelo pode fomentar também uma produção sem a pressão pela obtenção de KPI´s de popularidade, ou seja, sem a necessidade de criação e publicação de conteúdos sob a ótica do que mais vai gerar likes ou visualizações“, comenta Thais Cintra. A integração das ferramentas de comunicação, por sua vez, irá gerar maior fluidez na navegação dos usuários entre as plataformas, fomentando o uso compartilhado e trazendo melhor gestão de dados para os anunciantes e agências de publicidade. “Agora, poderemos acessar, promover e gerar ainda mais insights para as marcas considerando as três plataformas de mensagem dentro de um mesmo guarda-chuva, enriquecendo ainda mais as estratégias digitais dos anunciantes, monetizando, por meio da publicidade, os investimentos e aquisições realizadas pelo Facebook nos últimos anos”, ressalta a diretora da iProspect. Thais Cintra alerta ainda para dois pontos importantes no processo de adaptação às mudanças. “Temos que ver como os internautas vão reagir a essa nova dinâmica de interação. Pode haver alguma dúvida ou rejeição”, finaliza. |
Sobre a iProspect Brasil
A iProspect Brasil é a agência de marketing digital full performance pioneira em seu segmento e com uma rede presente em 55 países. A proposta da agência é oferecer soluções completas de marketing digital que impactem, engajem e, sobretudo, gerem os melhores resultados para os clientes, refletidos em vendas, interatividade ou fortalecimento da marca. Isso é feito com um profundo conhecimento do perfil do público-alvo, sua jornada de compra e sempre com base em dados e no contínuo acompanhamento dos resultados, medidos a partir de ferramentas tecnológicas robustas, muitas delas proprietárias ou exclusivas. A iProspect pertence à Dentsu Aegis Network, terceira maior rede de comunicação do mundo, sendo a maior compradora de anúncios do Google e parceiro estratégico Alpha do Facebook. Com 22 anos de atividade, sendo 12 no Brasil, a agência emprega 4.300 colab oradores no mundo e 100 no Brasil. O amplo portfólio da iProspect abrange soluções que atingem todos os canais digitais, desde pesquisa e planejamento, gestão e operacionalização de mídia, links patrocinados, mídia gráfica, mídia programática, vídeo, social, afiliados, comparadores de preço, SEO, conteúdo, gestão de redes sociais, criação, até análise e otimização da usabilidade de canais (proprietários ou não). |