Maura Messias de Souza Alvarenga é a entrevistada desta semana

Postado em 20 de outubro de 2013

 

 A mineira Maura Messias de Souza Alvarenga é coordenadora do projeto Amor Exigente em Suzano. Este projeto tem atuação em todo o Brasil e no exterior. Na procura de ajuda para seu filho, a professora aposentada encontrou no projeto mais do que ajuda para o filho, e sim uma ajuda pessoal. Emocionada ela conta do privilégio em coordenar e ajudar tantas famílias que como ela passaram por momentos complicados, mas momentos estes que se tornam obstáculos superáveis. O novo desafio do Amor Exigente é buscar parceria com a Prefeitura de Suzano para orientar as crianças e adolescentes, dentro das escolas.

 

O que é o projeto Amor Exigente?

Maura Messias de Souza Alvarenga –  É um grupo de autoajuda familiar do dependente químico. Uma organização sem fins lucrativos, políticos ou religiosos administrada exclusivamente por voluntários inseridos nas comunidades de São Paulo e em todo o Brasil. No exterior temos grupos na Argentina, Uruguai e Paraguai. O objetivo é acompanhar a família de dependentes químicos que estão internados em tratamento. Acreditamos que não adianta internar um dependente se não houver um comprometimento da família em sua recuperação. O tratamento tem que andar junto à família, pois quando existe um dependente dentro de casa, a família também adoece, por isso realizamos este trabalho voltado especificadamente com as famílias dos dependentes. Se eu não mudar, o meio não muda.

 

 

Como funciona e quem pode participar?

Maura – A partir do momento que o dependente vai para uma clínica, começamos a trabalhar com as famílias, para que no momento que eles voltem para casa, a estrutura familiar seja adequada para recebê-lo. Todos os familiares que passam por esta dificuldade podem participar. A maioria das clínicas de reabilitação indica o Amor Exigente para a família do paciente e inclusive consideram como parte do tratamento.

 

 

 

 

Como e quando surgiu?

Maura – O Amor Exigente está no Brasil cerca de 30 anos. Padre Aroldo – um jesuíta texano – veio ao Brasil na missão de trabalhar com meninos de rua marginalizados, mas com o passar do tempo ele percebeu que as drogas eram o grande agravante da marginalidade, e decidiu trabalhar para os usuários de drogas.  Em uma de suas voltas aos Estados Unidos, conheceu um casal autor de um livro que conta as dificuldades que tiveram ao lidar com três filhas dependentes de drogas. Voltando ao Brasil desenvolveu e implantou o projeto Amor Exigente. Em Suzano foi fundado em 8 de janeiro de 1997, pelas professoras Clarice Vendramini de Lima Caldas e Sônia Maria Topfstedt.

 

 

É coordenadora do projeto há quanto tempo?

Maura – Sou coordenadora do projeto há oito anos e conto com a ajuda dos voluntários. Mas quero passar esse privilégio para outra pessoa em breve.

 

 

Quando e como despertou o seu interesse pelo projeto?

Maura – Há dez anos meu filho mais velho se envolveu com as drogas. Quando eu descobri fiquei desesperada, me faltou o chão. As professoras fundadoras do projeto em Suzano eram minhas amigas e através delas cheguei ao Amor Exigente procurando ajuda para meu filho e descobri que a ajuda era para mim, que eu também estava doente. O grupo me ajudou muito e hoje me dedico a ele por gratidão. O mínimo que eu posso fazer é estar todas as quintas-feiras ajudando as mães, que assim como eu, chegam lá arrasadas e sem esperança, e com certeza saem de lá renovadas.

 

 

Como tem sido a experiência à frente do grupo?

Maura – Qualidade de vida. Lá você aprende a discernir as coisas, o que quero e o que não quero para mim. Aprendi também a tomar atitudes, ser forte. Antes sentia medo de falar o que pensava e o projeto me ajudou a superar este medo.

 

 

O projeto tem algum apoio ou parceria?

Maura – O projeto é independente. Sobrevivemos com o dinheiro de doações dos próprios participantes. Além do espaço que a Igreja Matriz de São Sebastião de Suzano oferece para as reuniões.

 

 

Tem planos futuros para este projeto?

Maura – A proposta é continuar trabalhando. Mas existe um projeto dentro do próprio Amor Exigente chamado Programa Qualidade de Vida Amor Exigente – PQVAE, que trabalha nas escolas com a prevenção das drogas. Só que precisamos do apoio da Prefeitura, e por isso estou correndo atrás de pessoas que ajudem a elaborar e executar este projeto no município de Suzano. Gostaria de deixar um recado para as famílias que se perceberem que seu filho mudou o comportamento, está com atitudes estranhas e suspeita de drogas, nos procure. Esse grupo é para você e os encontros acontecem todas as quintas-feiras, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião em Suzano, sala 7. Contato (11) 4747-8352.

 

 

 

Jogo Rápido

 

Um lugar

Minha terra – Guaxupé-MG

 

Um cheiro

Jasmim

 

Uma cor

Branco

 

Um filme

Titanic

 

Uma música

Brincar de Viver – Maria Betânia

 

Um momento

Nascimento do meu neto Rafael

 

Um homem

Meu pai

 

Uma mulher

Minha mãe

 

Deus

Essência de todas as coisas

 

Fotos: Eduardo Romano

 

.

 

 

Algum comentário?
18/05/2024 05:38:59