Símbolo da Itália – Vinagre balsâmico
Postado em 30 de abril de 2017
O vinagre balsâmico é um dos vários símbolos do Made in Italy e cada vez mais ganha destaque na Itália e no exterior pela sua imensa qualidade. Por isso, no seu país de origem já existem quatro butiques especializadas apenas no produto, que têm como objetivo combinar a excelência do condimento com o renomado design italiano.
Luxo em Milão. A famosa marca De Nigris é a responsável pelas lojas, que transbordam luxo, sofisticação e criatividade. A última a ter sido inaugurada foi em Milão, no corso Magenta, enquanto já estão em funcionamento há mais tempo as dos aeroportos internacionais de Nápoles e Bolonha e uma entre as cidades de Carpi e Modena, ambas na região da Emíllia-Romana, o coração da produção do vinagre da companhia. Já as cidades que deverão receber “butiques do balsâmico” em breve são Florença, Veneza e Roma, todas em áreas de destaque dos municípios. Aliás, o plano da empresa é o de abrir dezenas de novos pontos de venda nos próximos anos, motivo pelo qual o grupo criou uma nova unidade comercial, com um investimento inicial de 5 milhões de euros, que serão redobrados com os próximos desenvolvimentos da marca.
A receita tradicional do vinagre balsâmico é feita com a redução (cozimento) de suco de uvas e não é um vinagre comum, pois ele é produzido nas regiões de Modena e Reggio Emilia, Itália, desde a época medieval. O nome “Aceto Balsamico Tradizionale di Modena” ou “Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia” é um produto protegido por denominação de origem controlada (DOC) e pela denominação de origem da União Europeia.
Ele é produzido com o suco das uvas brancas trebbiano que passam primeiro por um cozimento a fim de criar um tipo de concentrado que depois é fermentado com um lento processo de envelhecimento que vai concentrar os sabores.
O vinagre balsâmico tradicional é altamente apreciado por chefs e gourmets em todo o mundo. O sabor se intensifica ao longo de décadas, com o vinagre sendo mantido em tonéis de madeira fina, tornando-se doce, viscoso e muito concentrado. Durante este período, uma proporção evapora e é dito que esta é a “parte dos anjos”, um termo também usado na produção de uísque escocês, vinho e outras bebidas alcoólicas. O produto envelhece por, no mínimo, 12 anos podendo passar até 25 anos no barril.
Vinagre Balsâmico, é bom pra que?
Este tipo de vinagre é rico em flavonoides, substâncias que protegem as células e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Também apresenta arginina, substância que participa da formação de óxido nítrico, que contribui para o relaxamento das artérias e evita a hipertensão. Além disso, o aceto balsâmico ajuda na produção de suco gástrico, contribuindo na digestão.
– Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto.
– Digestão: o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos de vinagre, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
– Os vinagres feitos da fermentação de frutas possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento. Além de prevenirem o aparecimento de tumores cancerígenos.
– Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considere uma colher de sopa uma boa quantidade.
Na cozinha
Na cozinha o vinagre balsâmico é super versátil, e pode ser usado em peixes, frangos, carnes, saladas, molhos, marinadas e até sobremesas.
Como Usar
1. Faça uma deliciosa sobremesa com morangos e pêssegos grelhados com vinagre balsâmico e açúcar mascavo.
2. Realce o sabor dos legumes grelhados, regando-os com o vinagre balsâmico.
3. Dê um toque ácido a panna cotta e sorvetes de baunilha.
4. Coloque o vinagre em uma panela e deixe ele reduzir até virar uma calda grossa para decorar pratos como os chefes de cozinha.
5. Substitua o sal de sua salada pelo vinagre balsâmico.